top of page

Employer Branding: O que é, como implementar e cases de sucesso

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Como a marca empregadora pode ajudar negócios e trazer resultados positivos para a organização.


O que você verá neste artigo:


A satisfação com o local de trabalho é fundamental para manter a produtividade da equipe e criar uma imagem positiva para a empresa. Porém, manter os melhores profissionais no quadro de funcionários é um grande desafio, principalmente em momentos de crise. É um movimento natural do profissional qualificado ir em busca de oportunidades melhores, então como fazer para motivá-los e evitar a rotatividade da empresa?

Para que isso ocorra, a empresa precisa ter algum diferencial das outras, sem contar que precisa ser atraente para os consumidores. É aí que o Employer branding entra. Mas você sabe o significado desse termo? Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre ele e a sua importância nas empresas.

O que é Employer Branding?

Employer Branding pode ser considerado um conjunto de técnicas e estratégias que visam construir e manter a imagem positiva da empresa. Porém os alvos desta estratégia não são os clientes finais, mas sim os colaboradores da própria empresa.

Ela foca em manter ou melhorar a imagem da empresa, de forma a fazer com que os funcionários permaneçam trabalhando lá e que a sua boa reputação possa atrair pessoas realmente talentosas para o quadro de colaboradores.


Como implementar o Employer Branding?

Implementar essa prática requere planejamento, senão acaba se tornando uma iniciativa que começou com entusiasmo e depois foi abandonada por não ter o efeito esperado. Com esse pensamento, o que é mais apropriado é um conjunto de iniciativas, não ações isoladas. Essas iniciativas devem se basear na cultura da empresa, nos seus principais valores.

É importante que a empresa estabeleça a sua missão, sua visão e seus valores. Muitas empresas não dão muita atenção a essas premissas e acabam contradizendo seus valores no dia a dia.

Além disso é importante fazer uma análise do ambiente de trabalho atualmente. Essa análise é fundamental para saber o que pode melhorar, então fazer perguntas para os colaboradores sobre o que eles acham do ambiente, o que pode melhorar, o que está bom, pode ajudar a estruturar o Employer Branding da empresa.


É importante também separar as opiniões em dois fatores: mensuráveis (financeiro) e não mensuráveis. Desta forma fica mais fácil para realizar a análise. Após ouvir as críticas de todos, reflita a respeito: quais são realmente importantes para melhorar o ambiente?

Agora focando na atração de novos talentos, algo que é de suma importância é tratar bem os candidatos nos processos seletivos. Afinal de contas, você quer atrair os mais qualificados para a sua empresa, certo? Eles não terão interesse em fazer parte da sua comunidade se forem tratados como “só mais um” durante o processo seletivo. Forneçam feedbacks constantes, tirem quaisquer dúvidas que eles possam ter. Mesmo se o candidato não fizer parte do seu quadro de funcionários, ele será grato pelo retorno e essa gratidão pode melhorar a reputação da sua empresa.


Cases de Sucesso de Employer Branding


Todo ano os cientistas e editores do LinkedIn analisam bilhões de ações de usuários da empresa ao redor do mundo a fim de revelar as empresas que estão atraindo e retendo mais talentos. A abordagem orientada por dados baseia-se no que os usuários estão fazendo, e não apenas dizendo, na sua busca por uma carreira de sucesso. O resultado disso é a Top Companies, uma lista com as 25 melhores empresas para se trabalhar.

As ações dos usuários são analisadas com base em quatro pilares principais: interesse na empresa, interação com funcionários da empresa, demanda por vaga e retenção de funcionários.

A lista desse ano (2019) foi publicada no dia 3 de abril. Segue abaixo as 10 primeiras empresas desta lista:

Para acessar o resto da lista, clique aqui.

Abaixo seguem algumas empresas que também merecem ser mencionadas por mandarem muito bem no Employer branding:

1. Google

Há máquinas de doces espalhadas pelos corredores, dias especiais para fantasia, mesa de jogos, games eletrônicos e muito mais, tudo isso visando transformar o ambiente no mais confortável possível.

Fora que os horários são flexíveis, não ter nenhuma regra rigorosa para vestimentas e uma excelente cultura organizacional de desafios e recompensas.

2. Starbucks

A empresa tem uma conta no Instagram e no Twitter (@StarbucksJobs) para promover os seus colaboradores, que são chamados de parceiros pela empresa. Dessa maneira eles se sentem mais valorizados, parte da empresa e sintam orgulho por estarem fazendo a diferença.

3. L’Oréal

Depois de atingir a marca de 300.000 seguidores, a marca não só comemorou, transformou isso numa campanha genial de recrutamento.

Reconhecendo que 70% dos seus seguidores tinham interesse em oportunidades de emprego, a marca lançou a campanha Are You IN. Durante a campanha eles identificaram os defensores da marca e pediram para que contassem a sua história com a L’Oréal.

Fazendo isso a marca não só aumentou o engajamento com os seus seguidores, mas os puxou para uma conversa, estabeleceu uma conexão com eles.

Conclusão

Se as empresas querem se diferenciar no mercado, precisam de uma equipe qualificada, o que se apresenta como um desafio para todo departamento de RH. Investir no Employer Branding pode ser o primeiro passo para alcançar esse diferencial entre as demais empresas no mercado.

O Employer Branding é uma prática a longo prazo, portanto é preciso que trabalhe com paciência nela e de maneira constante, mantendo ou melhorando a imagem positiva da empresa aos poucos.


Como a Botnicks pode te ajudar?


Agora que você entendeu o que é Employer Branding e entendeu sua importância, que tal conhecer ferramentas que ajudam na sua estratégia de marca empregadora? Na Botnicks, valorizamos o poder do Employer Branding para fortalecer a conexão entre os colaboradores e a marca da empresa.


Para alcançar esse objetivo, implementamos estratégias inovadoras:


Escalamos conteúdos relevantes: Garantimos que os colaboradores recebam informações significativas e envolventes, promovendo o alinhamento com a cultura corporativa.


Automação de informações essenciais: Facilitamos a comunicação interna ao enviar automaticamente capas de LinkedIn, fundos de reunião, links de mídias sociais e acesso ao Glassdoor para todos os funcionários.


Contamos histórias impactantes: Utilizamos vídeos inspiradores que conectam os novos colaboradores com histórias de sucesso compartilhadas por funcionários atuais que são verdadeiros defensores da marca.


Escuta ativa e feedback: Valorizamos a opinião dos nossos colaboradores e, por isso, coletamos ativamente suas expectativas e percepções sobre a marca, permitindo que eles se sintam valorizados e ouvidos.


Identidade visual personalizada: Adaptamos o design do nosso bot para refletir a identidade visual e valores da sua empresa, tornando a experiência única e genuinamente alinhada com a cultura corporativa.


Junte-se a nós nessa jornada de crescimento e realização! Fale com a gente:


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Até mais! 💜


225 visualizações0 comentário
bottom of page