• Time Botnicks

Home office: Dicas e ferramentas para tornar o trabalho remoto mais produtivo

Atualizado: há 4 dias

Saiba como o modelo de trabalho que veio para ficar pode ser mais produtivo com o auxílio de ferramentas digitais para o RH.





Já parou pra pensar que o trabalho remoto veio pra ficar? O que já era uma realidade crescente ao longo do tempo, se transformou em algo muito mais palpável diante a necessidade que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o mundo empresarial.


Desde pequenas empresas à grandes corporações tornou-se quase obrigatório o desenvolvimento de meios eficientes para gerenciar os relacionamentos internos, motivar o crescimento dos profissionais, bem como a interação da equipe de colaboradores como um todo.


Pesquisas realizadas pelo IBGE já em 2018 mostram que o crescimento do trabalho remoto de 2017 para o ano seguinte foi de 21%. Em plena crise de 2020 a maioria das empresas foram obrigadas, quase que sem preparo algum, a migrar pelo menos parte de seu trabalho para a modalidade a distância.


Com uma rápida consulta de buscas por emprego é possível notar o aumento de vagas disponibilizadas da modalidade home office. Não podemos prever o futuro, mas há grandes expectativas de que a permanência do trabalho remoto no pós pandemia se torne cada vez mais popular.


Então se você é um profissional do RH propomos aqui alguns pontos que precisamos nos atentar para que o trabalho remoto se torne mais produtivo sem trazer um excesso de carga de trabalho. Navegue pelo tópicos:


- Conexão com a Internet

- Espaço privado

- Rotinas

- Ferramentas digitais



1. Tenha uma conexão de internet adequada


Muitos colaboradores se queixam da qualidade da internet local no que diz respeito a velocidade e instabilidade.

É importante verificar junto aos provedores de internet a que seja mais adequada e funcional para o tipo de trabalho que deseja realizar.



2. Espaço privado


É importante que o colaborador tenha um local adequado, ainda que pequeno, a fim de evitar distrações no que diz respeito às demandas da casa. Tenha em mente que aquele momento é o momento do “office” e não o do “home”.



3. Crie rotinas


Estudos revelam que os colaboradores que tem estabelecido horários regulares, vestimentas adequadas e buscam contato com outros colaboradores, possuem uma chance maior de eficiência em suas tarefas.

E por último e não menos importante:



4. Use e abuse de ferramentas disponíveis



Ferramentas de planejamento de projeto


Existem ferramentas específicas no mercado que caem como uma luva para o objetivo de sua empresa. No setor de recursos humanos você pode contar com ferramentas de planejamento de projeto como o Trello, por exemplo.


Ferramentas de comunicação


Para que os colaboradores sintam-se fazendo parte de um todo, é importante que os vínculos de comunicação não se percam. Ferramentas como o Teams, Slack que possibilita o time de realizar vídeo chamadas em grupo são formas excelentes de manter a equipe engajada e ciente de todo processo produtivo ou demanda necessária.



Ferramentas de recrutamento e seleção


Para facilitar todo o fluxo de trabalho envolvido no processo de atração de novos talentos, assim como otimizar as etapas de reconhecimento de habilidades, competências e perfil organizacional.


Softwares de admissão


São ferramentas que podem transformar toda a parte burocrática e manual em um processo admissional otimizado reduzindo o tempo desempenhado nessa tarefa.



Ferramentas de onboarding, on going e offboarding


Como proposta de melhoria e para dar uma melhor experiência ao colaborador durante sua jornada na empresa e, com essa modalidade de trabalho que veio para ficar, você pode contar também com as plataformas capazes de integrar, informar e capacitar os colaboradores Uma ferramenta com o objetivo de trazer automação para o setor de RH e melhorar a experiência e comunicação com os colaboradores.


Que tal saber mais como podemos te ajudar no onboarding, atendimento e offboarding de de forma totalmente remota, não importa o lugar, nossa plataforma garante que o processo seja realizado de forma padronizada com todos os envolvidos, dando a oportunidade para quem está à frente do RH e da gestão de pessoas focar em ações estratégicas de alto impacto?

Saiba nosso software funciona, e como ele pode auxiliar diretamente nos resultados da sua empresa, fale com um consultor, gratuito e sem compromisso.





É importante também permitir que a integração do novo colaborador não se limite apenas ao grupo imediato do qual ele fará parte. Entender que ele agora faz parte de uma organização com valores e missões bem definidas tornará sua adaptação à nova rotina e equipe mais leve, genuína e natural.


O desafio de medir o desempenho e engajamento de seus funcionários a distância e sem despejar-lhe uma carga excessiva de trabalho já é possível.


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Bom trabalho e até mais! 💜

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo