Employee Experience: qual o seu papel no sucesso da sua empresa.

12 Aug 2019

 Para uma empresa ter sucesso, ela precisa de funcionários dedicados e motivados no que fazem e o employee experience pode te ajudar com isso! 

 

A experiência dos consumidores é considerada uma das principais preocupações das empresas nos dias de hoje, o que deixou a preocupação com a experiência dos seus funcionários em segundo plano durante um bom tempo. Porém atualmente as empresas estão cada vez mais adotando iniciativas que favoreçam o desempenho das suas equipes, seja referente à melhora da cultura organizacional da empresa, atração de profissionais qualificados ou mesmo a retenção de talentos.

 

Afinal pode-se dizer que o quadro de funcionários de uma empresa são seus consumidores no dia a dia, ou seja, tem demandas, exigências, necessidades e objetivos.

 

Com essa nova onda de preocupação, veio o que chamamos de Employee Experience, um conjunto de estratégias para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores de uma empresa.

 

Neste artigo veremos mais sobre o que é de fato o employee experience, seus benefícios e muito mais!

 

O que é employee experience?

 

É bem parecido com a experiência do consumidor, porém eles se diferem no sentido de suas finalidades e funções.

 

O Employee experience envolve iniciativas que visam uma melhoria da cultura organizacional da empresa. Isso pode ser feito de diversas maneiras, algumas das quais citamos abaixo:

 

- Vivência significativa no ambiente de trabalho

- Liderança inspiradora

- Cultura com objetivos claros

- Ambiente de trabalho que promova o crescimento dos funcionários

 

Mas não se limita aqui. Quando implementadas direito, essas iniciativas podem contribuir também com a retenção de talentos – e atração de novos. Tudo isso porque o employee experience busca, ao aumentar a valorização dos seus funcionários, transmitir uma imagem positiva da empresa não só para o mercado corporativo, mas também para seus consumidores e para os profissionais talentosos que buscam uma boa oportunidade de trabalho.

 

Benefícios para as empresas

 

Acho que todos podemos concordar que um funcionário desmotivado não é bom para a empresa por diversos motivos. A produtividade diminui, os conflitos aumentam, sejam eles com a equipe ou com a gerência, o ambiente deixa de ser agradável e passa a se tornar hostil.

 

Por isso valorizar a experiência de seus colaboradores é fundamental para o desempenho da sua empresa. Abaixo veremos alguns dos benefícios de se investir no employee experience.

 

1) Aumento da produtividade

     

  Como falamos anteriormente, uma vez que o funcionário se sente valorizado pela empresa e parte da comunidade, irá se sentir mais motivado a cumprir as suas tarefas por sentir vontade de contribuir com a mesma, aumentando assim a sua produtividade.

 

    Muitas vezes isso é o que falta para que uma equipe esteja mais unida e consolidada, sem necessidade de os membros ficarem pulando de cargo para cargo dentro da empresa.

 

2) Retenção de talentos

     

   Complementando o que falamos antes, o employee experience tem uma influência muito grande em um fator importante para a empresa: a retenção de talentos.

 

   O turnover (índice de rotatividade) é um indicador de altos custos para a empresa, principalmente quando um número grande de funcionários sai da mesma pelos mesmos motivos (má gestão, se sentirem desvalorizados, conflitos internos, etc.). Porém os problemas não param por aí. A situação fica pior se o colaborador vai trabalhar para a concorrência assim que se desliga da empresa.

 

   O employee experience ajuda a ter um controle melhor sobre isso. Basta conhecer o colaborador e, a partir daí, elaborar estratégias que possam solucionar os problemas que o mesmo vê na empresa, fazendo com que o mesmo possa sentir prazer de fazer parte dessa comunidade de novo.

 

3) Estimular a melhoria gradativa dos funcionários

 

  Quando a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos seus funcionários e investe em treinamentos, planos de carreira e em feedbacks, o ambiente se torna estimulante. Os colaboradores sentem que seus líderes se preocupam com o seu trabalho e querem auxiliá-lo da melhor forma possível a buscar essa melhoria.

 

Etapas para desenvolver o Employee Experience

 

Bom, agora que você entendeu o que é employee experience e a sua importância, vamos falar um pouco sobre como desenvolvê-lo na sua empresa.

 

Primeiro é preciso entender as necessidades dos seus funcionários. Como os consumidores, cada funcionário possui suas motivações, seus objetivos. Uma maneira eficiente de diagnosticar a satisfação dos seus colaboradores é através do eNPS, uma pesquisa que é muito utilizada no setor de RH.

 

Feito isso, crie uma agenda de implementação, com os objetivos definidos, para agregar mais organização e controle ao processo. É importante também prestar atenção em alinhar a experiência com a estrutura organizacional da empresa.

 

Reúna-se periodicamente com os líderes de cada área para alinhar gradualmente os objetivos.

 

Employee experience é sobre reconhecimento, valorização, propósito, autonomia. É sobre criar um laço entre a empresa e seus funcionários, fortalecer essa comunidade. É sobre gestores e líderes que, ao despertar nas pessoas o desejo de darem o seu melhor, criam uma relação de colaboração, com objetivos alinhados que proporcionarão uma experiência rica e voltada ao crescimento profissional e pessoal.

 

O resultado disso? Colaboradores que irão se esforçar ao máximo para garantir que a empresa tenha sucesso.

 

Agora que você já sabe que a opinião dos seus colaboradores referente a sua empresa é de extrema importância, que tal experimentar uma maneira diferente e divertida de coletar esses dados? Clique aqui para falar com um de nossos consultores!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Onboarding de colaboradores: O que é e quais as suas vantagens

July 22, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social

Botnicks

© 2019 Botnicks. Todos os direitos reservados.