• Time Botnicks

Benefícios que a Inteligência Artificial traz para o RH da sua empresa

Atualizado: Mar 8

Por que você deve considerar esta tecnologia no dia-a-dia dos colaboradores da sua empresa.


A influência da Inteligência Artificial (IA) na sociedade está cada vez mais evidente. Graças aos algoritmos, se abrem novas possibilidades de execução de tarefas, potencializando resultados. Os colaboradores hoje são repletos de atividades manuais, e por vezes não conseguem executar todo o seu potencial por que não têm tempo o suficiente para otimizar seus processos como gostariam.


Neste contexto, o avanço da IA deixa uma pergunta no ar: como torná-la útil aos seus colaboradores, permitindo que eles dêem mais atenção ao que importa e se livrem de tarefas extremamente manuais?

O QUE É IA?


Inteligência artificial, ou IA, é uma área da ciência que cria modelos computacionais com o objetivo de aprender e simular as decisões humanas.


É uma área muito ampla e está tão presente nas nossas vidas que nem percebemos. Quando a rede social te sugere um amigo, ou um conteúdo, é o modelo de IA que está supondo que você vai gostar desta sugestão. Quando você entra no seu streaming favorito para asistir seus filmes e séries, é a IA que te sugere um filme que provavelmente você goste, baseado em filmes e séries que você assistiu anteriormente. Às vezes você liga em um call center e a primeira classificação do problema é feita por um robô especialista em te conduzir ao atendente humano adequado (se é que você vai chegar a falar com ele).


Da mesma forma que estes dados podem ser "aprendidos" pela máquina, estes algoritmos também podem nos ajudar a executar tarefas e tomar decisões melhores nas rotinas dentro da empresa. São decisões estatísticas, que com a quantidade suficiente de dados e a parametrização correta dos algoritmos podem supor comportamentos e otimizar o dia-a-dia dos colaboradores.


BENEFÍCIOS DA IA PARA O RH

O impacto que a IA causa no mercado de trabalho é enorme, e tem seus motivos. Abaixo vamos citar alguns dos benefícios que a IA traz para as empresas e seus colaboradores:

Melhora da comunicação

A IA permite que assistentes virtuais informem e tirem dúvidas dos colaboradores. Não só no departamento pessoal, que é mais óbvio, mas também em processos de outras áreas, como suprimentos, P&D, jurídico etc.


Chatbots são especialmente úteis ao responder perguntas frequentes, como "quando posso tirar férias?", "quando recebo meu salário?", "como faço reembolso do taxi?", entre tantas outras questões.


Otimização de processos

Algumas tarefas que fazem parte da rotina do RH são muito repetitivas e passíveis de erros quando feitos por um humano, devido a possíveis distrações, falta de atenção, erro de cálculo, cansaço e diversos outros fatores.


Os algoritmos de IA otimizam tarefas, geralmente através de sugestões e previsão de processos mais relevantes. Estes modelos fazem com que os funcionários se preocupem com questões mais estratégicas, economizando assim tempo e aumentando sua produtividade.

Validação de documentos

A admissão de colaboradores é repleta de checagens de documentos. No geral toda a validação é feita de forma manual, o clássico "cara-crachá".


Modelos de análise de imagem podem conferir os dados dos documentos com bastante acurácia, especialmente no caso de admissões, que são sempre os mesmos padrões visuais. Automatizar este processo por meio de plataformas que usam estes modelos economiza horas de trabalho do time.


Efetividade de perfis no recrutamento

O sistema que controla as aplicações pode realizar testes e mapear o perfil comportamental do candidato. Uma vez que a empresa tenha uma base de comparação, é possível estimar quais são os perfis mais aderentes à vaga em aberto.


Este trabalho começa mapeando os top performers, e então assimilando suas características à função que cumprem. À medida que o sistema é alimentado, ele tende a melhoras as estimativas com o tempo, deixando seu processo seletivo cada vez mais eficiente.


Assistentes virtuais para recrutamento


Assistentes virtuais podem otimizar o tempo de um recrutador em até 70%. Isso porque automatiza a pré-triagem de candidatos, evitando uma das etapas do processo que é ligar para o candidato em busca de informações simples. Informações pessoais, formação, análise de perfil comportamental, adesão à cultura e valores da empresa... muitas coisas podem ser mapeadas automaticamente numa entrevista por chatbots.


Com um sistema bem estruturado é possível pontuar, eliminar e classificar os candidatos, entregando uma amostra com mais aderência aos perfis buscados pelos recrutadores em determinadas vagas.


Assistentes virtuais para onboarding


No onboarding os chatbots também pode oferecer escala, sem perder a personalização que é tão importante nos primeiros passos do colaborador na empresa. Assistentes enviam conteúdos e recebem informações dos novos colaboradores, transformando dados em ferramenta importante na manutenção do EVP da empresa.

Vídeos dos gestores, dos colegas, história da empresa, valores e informações úteis. Tudo o que é importante pode ser transmitido pelo atendente virtual, enquanto ele também recebe e mapeia informações importantes do colaborador, como propósito, feedbacks e dúvidas que ele tenha nos primeiros dias.


CONCLUSÃO

As ferramentas de inteligência artificial servem como complemento às atividades rotineiras dos colaboradores. Trazem eficiência e assertividade, cortando custos operacionais no processo e permitindo que as empresas cumpram tarefas que talvez antes nem cumpriam, por falta de "braço" para escalar o processo.


Seja por processos preditivos e de otimização, ou por chatbots, os times conseguem ser mais eficientes e focar no que há de mais importante e os computadores não farão tão cedo: as relações humanas.


A Botnicks desenvolve assistentes virtuais para colaboradores. Tanto em processos de recrutamento e pré-triagem de candidatos, quanto no onboarding, offboarding e atendimento depois que eles passam a fazer parte da empresa.


Se quiser entender melhor como inovar no RH da sua empresa e proporcionar experiências que seus colaboradores nunca viram, fale com a gente por aqui.


Até mais!


#IA #HRTechs #chatbots

18 visualizações

© 2020 - Feito com 💙 por Botnicks 👽