• Time Botnicks

Hard Skills e Soft Skills: o que são e como podem ajudar sua empresa

Atualizado: Fev 14

Entenda o que é cada habilidade e como elas podem fazer a diferença na sua empresa.



Contratamos pelas habilidades técnicas e demitimos pelas habilidades comportamentais. Você já ouviu falar disso, correto?


O QUE SÃO HARD SKILLS E SOFT SKILLS?


Entender esses dois conceitos é fundamental na hora de avaliar se um candidato é qualificado para uma vaga ou mesmo para medir a aderência de um colaborador à cultura da empresa. A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”, ou seja, ambos os termos tratam sobre as aptidões de uma pessoa.


  • Hard Skills (Habilidades Técnicas)


As hard skills são as habilidades que podem ser aprendidas ou ensinadas por meio de cursos, treinamentos etc. Basicamente são as aptidões técnicas de um profissional, que podem ser encontradas nos currículos e comparadas com as dos outros candidatos. Vamos olhar alguns exemplos abaixo:


- Graduação;

- Cursos técnicos;

- Mestrados e doutorados;

- Habilidades ligadas à informática;

- Construção;

- Finanças;

- Direito;

- Operação de máquina;

- Proficiência em idioma estrangeiro;

- Marketing de conteúdo;

- Etc.


Durante muito tempo as hard skills foram a principal fonte de análise de um profissional. Afinal de contas, as habilidades técnicas são as mais fáceis de serem verificadas. Um bom teste e você terá uma ótima noção se um candidato é apto ou não para realizar uma determinada atividade técnica.


  • Soft Skills (Habilidades Comportamentais)


Ao contrário das hard skills, as soft skills são muito mais difíceis de avaliar. São conhecidas também como interpersonal skills (habilidades interpessoais), pois estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos:


- Atitude;

- Comunicação;

- Criatividade;

- Pensamento crítico;

- Tomada de decisão;

- Ética;

- Empatia;

- Resiliência;

- Etc.


Oficialmente são mais de 60 delas. São características da personalidade da pessoa, que afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e consequentemente, a produtividade da equipe.


Atualmente é muito comum que quando alguém se candidata para uma vaga, ocorra uma dinâmica em grupo, ferramenta muito utilizada para observar e avaliar as soft skills. Afinal, avaliar comportamento e inteligência emocional exige atividades práticas, simulações e o candidato precisa interagir com situações mais reais ligadas ao dia-a-dia da empresa.


QUAIS OS SEUS IMPACTOS PARA A EMPRESA?


Agora que sabemos o que são as hard skills e soft skills, é evidente que ambas são fatores influenciadores durante o processo de recrutamento e seleção de candidatos. Porém o seu impacto é maior do que aparenta.


A harmonia interna está diretamente relacionada à forma como as pessoas se tratam. Um colaborador que é expert nas ferramentas necessárias ao trabalho, mas vive dando más respostas aos colegas ou não tem comprometimento com as tarefas, destoa e não se encaixa no perfil da empresa. Portanto é preciso encontrar um equilíbrio entre ambos os tipos de habilidades para manter um bom clima organizacional.


COMO A EMPRESA PODE AJUDAR?


Visando reter qualidades soft skills, o setor de RH pode promover treinamentos de integração, onde os novos colaboradores aprendem sobre boa conduta, o perfil e postura que a empresa espera deles, e também palestras educativas sobre comportamento, desenvolvimento pessoal etc.


Outra dica é o departamento de RH sugerir ao funcionário que faça acompanhamento psicológico com profissionais qualificados na área, a fim de cuidar da sua saúde mental e auto-conhecimento.


Caso o colaborador deixe a desejar nas hard skills, uma boa medida é a implantação de programas de capacitação, treinamentos para conhecimento de determinadas ferramentas, financiamento de especializações e disponibilização de tutoriais, ou até mesmo designar outro funcionário que entenda bastante do assunto para ensinar aquele que não entende muito bem.


E aí, ficaram claras as diferenças entre hard skills e soft skills? Se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog e leia outras matérias como essa!


#hardskills #softskills #habilidades

34 visualizações

© 2020 - Feito com 💙 por Botnicks 👽