• Time Botnicks

5 vantagens do onboarding remoto de colaboradores

Atualizado: Jul 2

Porque você deveria adotar um processo online e automatizado para receber os novos colegas da empresa.


Você vai numa entrevista de emprego e pergunta: “Quais são meus benefícios?”


- “VR, VA, ..., home office.” Sim, HOME OFFICE.


O trabalho remoto já é usado em muitas empresas há alguns anos. Gestão descentralizada, objetivos de negócio claros, flexibilidade de jornada... empresas que adotam o home office enxergam mais do que um benefício para seus colaboradores, mas uma forma mais independente de entregar o valor esperado por ela.


Mesmo assim, ainda existem áreas e processos que não estão acostumados com este tipo de trabalho, certo? “Ah, mas aqui a gente tem contato com as pessoas o tempo todo. Estar aqui é imprescindível!” Escrevo este texto em março de 2020 e, se você esteve vivo neste período da humanidade, sabe exatamente do que estou falando. O planeta entra em pandemia, um inimigo comum que não vemos manda todo mundo pra dentro de casa...


LAS-COU.


“E agora, pra onde vai minha rotina? Sou do RH, lido com pessoas o tempo todo, preciso deles aqui!”


Todo mundo em casa, quem não está remoto daria tudo para estar. Processos sendo criados de última hora, PDFs de todo tipo rolando nos grupos de Whatsapp: “Home Office: um guia completo” e por aí vai... antes de tudo, que bom que estamos nos ajudando, né!


A tecnologia nos trouxe proximidade psicológica, o que permite que a gente se ajude em momentos tão difíceis. E esta mesma tecnologia que nos conecta em atividades administrativas, pode nos conectar com as pessoas que ainda precisamos conquistar.


O processo de onboarding é muito especial em uma empresa (ou deveria ser!). Os novos colegas estão nos conhecendo, entendendo seu papel na estratégia, curiosos sobre como podem dar o seu melhor e chegar na excelência o mais rápido possível. Estão ansiosos também (quem nunca).


O que a gente não costuma pensar é que este processo não precisa necessariamente ser 100% presencial. É possível receber novos colegas remotamente, dando todas as informações necessárias e integrando-os às equipes de forma muito eficiente e organizada.


Separei aqui 5 vantagens de um processo remoto de onboarding de colaboradores, veja só:


É mais eficiente:


Andrew Groove em seu livro “High Output Management” já nos mostrou: transforme as atividades em processos. Suas tarefas devem se encaixar num processo como uma cozinha de restaurante. Você tem os inputs, o processamento e os outputs esperados. Ao pensar numa jornada de atividades e conteúdos que todos os envolvidos precisam realizar, você consegue alinhar todo mundo, gestores e novos colaboradores, sobre as expectativas de cada um, em cada etapa.


Por exemplo:

Receber a lista dos novos colaboradores;

Colocá-los num fluxo de conteúdo;

Disparar as mensagens aos gestores em cada etapa;

Receber os novos colaboradores (presencial, ou online);

Dar as primeiras instruções e atividades;

Colaborador preparado para atuar na sua área.


Quando aplicamos este conceito remotamente, trazemos eficiências operacionais, pois não precisamos mais de locomoção entre unidades ou salas, cada um já sabe exatamente o que fazer, ou onde procurar respostas para suas dúvidas, e inclusive pode se autogerenciar.


É mais inclusivo:


Não importa onde seus novos colaboradores estão, eles podem ser incluídos no mesmo processo que os que estão na matriz. É um varejista com lojas no Brasil todo? Uma indústria com diferentes unidades de negócio? Uma consultoria com colaboradores alocados pelo mundo? Com um processo executado remotamente a qualidade da informação pode ser a mesma, e chega para todo mundo no momento certo.


Por ser remoto, a matriz não depende exclusivamente de uma equipe local para realizar todo o processo. Claro que os business partners locais são essenciais para esta atividade, mas eles podem focar em atividades mais criativas e relevantes, enquanto a central cuida dos aspectos operacionais da integração, remotamente, claro.


Sai mais barato:


Se é mais eficiente, dispende menos energia e, no nosso caso do RH, menos tempo. Mais do que as horas economizadas em atividades operacionais (temos um processo, lembra?), estamos falando de redução do early turnover.


As atividades remotas permitem que mais pessoas sejam envolvidas, mesmo que estejam em localidades diferentes. Já sabemos que um onboarding efetivo é responsável por uma produtividade 62% melhor, e gera um índice de permanência 50% maior nos novos contratados. Ou seja, garantir que o processo seja executado para todo mundo da melhor forma possível reduz custos de rotatividade e traz ganhos financeiros devido à melhor produtividade.


Engaja mais:


Quando pensamos em formas remotas de enviar informações pertinentes, temos dúvidas de quais plataformas usar, e como chamar a atenção dos novos colegas para nossos conteúdos. Hoje existem muitas ferramentas que nasceram com o objetivo principal de engajar os colaboradores, inclusive coletando dados relevantes enquanto ocorrem as interações.


Envios de e-mails, chatbots e videoconferências são frequentemente utilizados em processos de onboarding remoto. Ter a facilidade de consumir a informação quando acha mais pertinente, poder compartilhar as novidades em outras redes na web, tudo isso faz parte da experiência e traz a motivação que nossos colegas precisam para ficar por dentro da empresa, mesmo antes de iniciar suas atividades.


Se adapta em situações de contingência:


Em tempos de COVID-19 a humanidade precisou reaprender a trabalhar. Processos que antes eram inimagináveis serem feitos remotamente, de repente o são.


Recrutamento, onboarding, admissão, offboarding... processos tão marcados pela presença física não são mais possíveis serem feitos presencialmente, pelo menos por enquanto. Ter um onboarding remoto te permite ficar tranquilo em situações como esta, focando em resolver outros problemas mais específicos do dia-a-dia de DHO.


Plataforma Botnicks para onboarding online:


A Botnicks é uma plataforma de onboarding remoto de colaboradores através de assistentes virtuais. Ajudamos empresas com um onboarding mais eficiente e inclusivo nos aplicativos de chat mais conhecidos do mercado, assim como nas plataformas de comunicação corporativa mais utilizadas.


Se acha que sua empresa gostaria de um onboarding inovador que coloca o colaborador no centro do processo, fale com a gente.


Esperamos que tenha gostado! Tenha um dia incrível 👽 💙



#homeoffice #onboarding #onboardingRemoto #integraçãoRemota #integração #chatbots #chatbotRH

54 visualizações

© 2020 - Feito com 💙 por Botnicks 👽