top of page

6 boas práticas para trabalho home office

Atualizado: 11 de jan. de 2022

Como manter a produtividade trabalhando fora do escritório


Imagem por Rudy and Peter Skitterians do Pixabay.



Com muitas empresas trabalhando de home office, é comum as pessoas ainda estarem se adaptando à nova rotina de trabalho. Este artigo vai te ajudar com algumas dicas de produtividade em home office, veja só:


Tempo

Não é porque você está em casa que precisa trabalhar infinitamente. Defina horários claros para início e fim de jornada, bem como para os intervalos de almoço e descanso. Use um despertador, se necessário.

É importante que você não mude muito sua rotina, ou seja, faça o seu cérebro entender que os compromissos ainda serão os mesmos, e por isso a disciplina de horário é importante.


Local

Separe um canto da casa para o trabalho. Evite TVs e outros sons que te distraiam, foque nas suas atividades. Um local mais reservado da casa também ajuda, para ninguém ficar te chamando para coisas que não são importantes no momento. Se atente ao conforto térmico também, e à luminosidade.

Arrume uma boa mesa, uma cadeira confortável e capriche na postura. Se possível, use os suportes para notebook, ou o apoie em livros e use um teclado e um mouse. Eu garanto, seu pescoço vai te agradecer.


Comunicação interna

Alinhe com sua equipe quais serão os pontos de contato de rotina. Existem conversas diárias? Reuniões semanais? Quem as agenda, quem puxas as reuniões?

Entregas: quais são os resultados esperados, em quais períodos, e como elas são definidas? Num trabalho remoto é muito importante que o fluxo de informação seja rápido e pouco burocrático. Conte com o seu gestor para estes alinhamentos.


Garantir que todos estejam em sintonia com as expectativas, cultura, e políticas da empresa desde o início da jornada é uma ótima forma de tornara comunicação da empresa durante o trabalho remoto mais eficiente.


Quer saber mais como podemos te ajudar a acompanhar as diferentes etapas da jornada dos colaboradores, sem barreiras geográficas, não importa o lugar, nossa plataforma garante que o processo seja realizado de forma padronizada com todos os envolvidos, através de assistentes virtuais? Fale com um consultor, gratuito e sem compromisso.






Atividades e foco

Defina uma lista de tarefas a fazer, com suas prioridades. Esta organização te trará mais produtividade, e te dará a sensação de dever cumprido ao final do dia. Lembre-se: no trabalho remoto a interação direta e constante não existe, então você precisa ter a disciplina e autocrítica de entender se está produzindo bem, se o trabalho está sendo feito da melhor forma e de acordo com o que a empresa espera de você.


Conte com ferramentas de produtividade para te ajudar, como o Trello, o Google Task, ou alguma sugerida pela sua empresa.

Não se distraia tanto nas redes sociais. Se preciso, se deslogue destas redes, para evitar o caminhão de notificações que chegam durante o dia. São sumidouros de produtividade.


Alimentação


Se alimente bem e beba água. Como você saiu da rotina do escritório, muitas vezes você esquece de se alimentar em intervalos regulares. Coma com qualidade, e quando seu corpo precisa. Se atente aos sinais dele, mesmo que não exista mais aquele seu colega “que sempre belisca algo no mesmo horário” e te lembra de comer também.

Beba água! Ela é um dos principais fatores para a sua saúde e produtividade. Deixe uma garrafinha na sua mesa, não esqueça.


Família e colegas de quarto

Explique para eles que é importante que você fique concentrado. Trabalho home office não é ficar disponível para fazer outras coisas para todo mundo, e as atividades de casa devem ser organizadas considerando isso.

Filhos? Converse com eles, e se precisar combine uma escala com quem mais puder ajudar. Além disso, o home office te dará mais tempo para brincar e aproveitá-los, aproveite!

Bem, esperamos que estas dicas te ajudem a ter mais produtividade.


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Bom trabalho! 💜


318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page