• Time Botnicks

Automação de processos: Como e por que automatizar as rotinas de RH?

Atualizado: Set 1

Saiba como melhorar os resultados alcançados, tomar decisões e tornar seu RH mais estratégico através da automatização das rotinas do setor de recursos humanos.



O setor de RH é um dos mais importantes em uma organização que possui visão de crescimento e competitividade dentro de um cenário macro.


É ele o responsável por recrutar, selecionar e capacitar os colaboradores que irão fazer as coisas acontecerem dentro de uma organização, ou seja, por gerenciar o coração de uma empresa competente, e sem dúvida o Capital Humano é uma de suas maiores riquezas.


Mas a verdade é que conseguir manter a competitividade e ainda possibilitar a longevidade de suas operações, retendo talentos pode ser um grande desafio para um líder de gestão e gente.


A importância da automatização das atividades do RH


É pensando nas possibilidades do papel de um RH estratégico e funcional que conseguimos identificar alguns gaps capazes de causar um atraso relativo ou até mesmo inviabilizar a ampliação do potencial desse setor.


Nos últimos anos houve muitas mudanças neste departamento, e com isso surgiu a preocupação com as grandes demandas, com tarefas simples do dia-a-dia e em garantir uma equipe alinhada com a visão e os objetivos estratégicos de um organização.


E além disso outro fator que pode contribuir com esses desafios é a burocracia de atividades tradicionais da organização.


Mas o que é essa tal Burocracia? Burocracia nada mais é que o uso de regras padronizadas existentes para cumprir um determinado processo. É um conceito simples que não deveria ser considerado um entrave em nosso dia a dia, no entanto não é a burocracia em si que torna o processo lento, rotineiro e cansativo, mas sim ela em excesso.


E as soluções de RH surgiram exatamente para auxiliar nesses obstáculos diários. Tais ferramentas digitais são o futuro de um RH mais estratégico.


Por que devo automatizar os processos de RH?


Já pensou como seria se seus colaboradores conhecessem de verdade o negócio em que atua sua empresa? Seus valores e diferenciais? Um RH que possui dados capazes de mensurar, analisar e te ajudar a encontrar as respostas que você procura?


Isso tudo é possível com o auxílio da tecnologia, com ela você é capaz de melhorar os resultados já alcançados. Mas como?


Automatizar os processos além de permitir que o setor de RH encontre mais tempo para desenvolver habilidades alinhadas com a visão, cultura e objetivos da corporação, permite também elaborar um sistema de avaliação baseado em critérios justos e diretos, e melhorar o desempenho da equipe, criando assim uma relação saudável no ambiente de trabalho.


Se você ainda está pensando se deve ou não automatizar sua rotina continue lendo isso.


O que é e (não) é automação?


Uma grande dúvida... na verdade um grande mito que circula em torno da automação é que substituirá a atividade humana, porém as atividades manuais agora automatizadas não tomarão decisões por você.


Do contrário, automatizar os processos apenas te ajudará a potencializar resultados, trazer inovação e aumentar a produtividade do setor.


Eis aqui alguns dos seus benefícios:


Trabalho Fluido:


Isso refere-se justamente a rapidez com que se faz o que de fato deve ser feito. Quando diminui a burocracia, fica apenas o que é essencial.


Os excessos são eliminados, assim sobra tempo, energia, espaço para fluir em outras áreas igualmente importantes.


Redução de Custo:


Já ouviu falar em “economia em escala”? Ela se aplica aqui. Está relacionada a fazer mais em menos tempo.


Foco na Estratégia:


O gap da burocracia é superado. Podendo o RH assumir as novas responsabilidades – apoiar diretamente os gestores da empresa, ciente e zelando para que a cultura, missão e valores sejam de fatos efetivos dentro de todo processo produtivo.


Análise de dados:


Uma das utilidades das soluções de RH é auxiliar a organização e o trabalho de análise através do armazenamento de informações importantes para que se tome decisões e se controle o que acontece com os colaboradores.


É possível facilitar todo o processo de análise de dados que em alguns momento não sabemos nem por onde começar.


Menor incidência de erros:


Quando automatizamos processos manuais a propensão é que as chances de erro diminuam consideravelmente.


Os softwares evitam que detalhes passem despercebidos, pois são desenvolvidos exatamente para atender todos os requisitos que a atividade necessita e até mais.


Diante do exposto e do desafio proposto à frente para elevar o nível estratégico da empresa, vale a pena conhecer os processos que podem ser de fato automatizados dentro do RH.


São eles:

  • Recrutamento e Seleção;

  • Admissão de funcionários;

  • Controle de ponto;

  • Pré-onboarding, onboarding e offboarding de colaboradores;

  • Dentre outros.


Se você deseja automatizar e tornar os processos burocráticos um aliado seu busque conhecer soluções que podem te auxiliar.


Comece sabendo um pouco mais sobre nosso sistema de integração de novos colaboradores. Baixe nosso e-book neste link e fique por dentro de uma das soluções do futuro do RH.


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Até mais!


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo