top of page

Offboarding: Veja 3 práticas que podem te ajudar no processo de "descontratar"

Atualizado: 29 de fev.

A importância de tornar o desligamento de colaboradores mais humanizado e boas práticas que vão te ajudar a fazer desse processo eficiente e bem definido e ao mesmo tempo leve e seguro para o colaborador.


offboarding

Lidar com pessoas requer de nós algumas habilidades que devem e podem ser desenvolvidas dentro de uma empresa.


Comunicação eficaz, empatia e eficiência são algumas características que devemos considerar ao realizar o processo de desligamento de colaboradores de forma humanizada.


Importância do Offboarding


Quando pensamos em contratar um funcionário, há todo um processo pelo qual o setor de RH prepara e percorre juntamente com o candidato à vaga disponível.


O foco em fazer uma boa contratação visa não apenas as necessidades da empresa, mas também precisa atender ao desejo e capacitação adequada do candidato.


A empresa deve acompanhar a vida profissional de seu colaborador, pois se entende que muito mais do que um contrato assinado entre as partes, é uma parceria que busca o sucesso.


Por isso, é importante ter uma boa gestão tanto do processo de recrutamento e seleção, onboarding e condições específicas no trabalho, quanto no que diz respeito ao processo de desligamento da empresa.


Se consideramos a integração de colaboradores um processo importante que garante que todas as informações que precisam para se sentirem confortáveis com o novo trabalho e possam atingir seu máximo potencial o mais rápido possível, do mesmo modo deveria ser o offboarding.


Uma notificação de demissão muitas vezes pega o funcionário de surpresa e por vezes em um momento delicado da vida. Principalmente se a decisão parte da empresa.


3 práticas para melhorar a forma de descontratar


Agora vamos listar 3 práticas que podem te ajudar a fazer desse processo eficiente e ao mesmo tempo leve e seguro para o colaborador:



1. Formalize o procedimento:


Parece algo óbvio, mas muitas empresas não tratam o procedimento de offboarding com a devida consideração. Aqui falamos da importância de se ter protocolos bem definidos, capazes de tornar o desligamento do colaborador um ato comum na empresa.


Desse modo, o colaborador não tenderá a levar a demissão para o lado pessoal e do mesmo modo não associará o ato a uma pessoa específica e entenderá que o processo faz parte de uma organização para o bom andamento do ciclo da empresa.


Existem soluções de RH que facilitam a gestão de alguns processos de RH, no desligamento de colaboradores não é diferente.


A plataforma da Botnicks, por exemplo, colocamos todos colaboradores no centro dos processos, garantindo uma experiência mais eficiente, inovadora e mensurável para todos os envolvidos, do onboarding ao offboarding. Agende uma demonstração e saiba mais!



2. Seja o mais claro possível:


É possível que o funcionário questione os motivos de sua demissão, nesses casos, o RH pode tornar esse momento mais leve através de um protocolo de entrevista, por exemplo.


Nesse caso, a visão da empresa pode ser compartilhada com o funcionário e este pode ainda contribuir com feedbacks e sugestões que criará um verdadeiro ambiente de colaboração.



3. Não se esqueça de oferecer um suporte para o colaborador:


É comum algumas vezes, o ex-funcionário se deparar com um monte de documentação e algumas burocracias para resolver alguns dos seus direitos trabalhistas.


A maioria deles não sabe nem o que fazer e aonde se dirigir para dar início a petição de seus direitos: Como receber FGTS ou Seguro desemprego, por exemplo. A situação piora quando é necessário fazer alguma retificação em algum documento que porventura tenha cometido algum erro.


Todo esse stress pode ser evitado ou pelo menos amenizado, se ele tiver as devidas orientações e perceber que a empresa que lhe abriu as portas exerce as competências citadas anteriormente: comunicação, empatia e transparência.


Conclusão


Consideramos que o capital humano é uma das maiores riquezas de uma organização, nesse sentido, quanto mais humanos pudermos ser, mais leve e duradouro será o resultado de nossas ações. É nesse sentido que podemos dar ao desligamento uma nova cara.


Agora me diz, você já sabe como tornar o processo de offboarding da sua empresa mais eficiente? E aproveitando seu interesse nesse assunto, que tal baixar nosso e-book e ficar por dentro de tudo sobre o desligamento de colaboradores.


offboarding










Qualquer dúvida deixe seu comentário!

Até mais! 💜







224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page