top of page

eNPS: como medir a satisfação dos colaboradores

Atualizado: 31 de jan. de 2022

Entenda melhor a principal métrica de satisfação dos funcionários e como calculá-la.




Um dos maiores desafios para o time de talentos de uma empresa é saber se seus funcionários estão satisfeitos, seja com a liderança, com o ambiente, ou experiências que eles têm em sua jornada de colaborador.


Más experiências no trabalho têm vários efeitos negativos no negócio, que diminuem muito a sua competitividade. Confira em nosso artigo: Employee experience e onboarding: dados de mercado.


Uma ferramenta que pode ajudar a empresa a medir esse nível de satisfação em relação a determinado tema é o eNPS. Veja a seguir:




O que é eNPS?

Antes de pensar na letra "e" que antecede a sigla, vamos pensar no puro NPS. O Net Promoter Score é uma metodologia criada em 2003 para mensurar o quão bem uma empresa está se relacionando com seus clientes.


É uma ferramenta que busca medir a satisfação dos clientes com a empresa utilizando duas simples perguntas: uma nota de 0 a 10 para o serviço prestado, e o porquê desta nota.


Por ser de simples aplicação e fácil mensuração dos resultados, esta metodologia logo começou a ser aplicada em outros setores, além do atendimento a clientes. Entre estas aplicações, podemos usar o NPS com os colaboradores, ou employees, em inglês. É onde surge o eNPS, ou seja, o NPS dos colaboradores.

Como dissemos, as perguntas podem ser divididas entre objetivas e descritivas, ao mesmo tempo que podem focar em diferentes temas. Por exemplo, podemos medir o eNPS da empresa no geral, do processo seletivo, do processo de integração, e de muitas outras experiências que o colaborador tem na empresa.


Perguntas objetivas:


Pede-se que o colaborador avalie um tema atribuindo uma nota entre 0 e 10. Essas notas vão determinar o nível de satisfação do colaborador no tema em questão (explicaremos mais adiante cada uma destas classificações):

Notas de 0 a 6: detratores

Notas de 7 a 8: neutro

Notas de 9 a 10: promotores



Perguntas descritivas:


O que motivou o colaborador a dar tal nota.


Vantagens desse método de pesquisa de satisfação

  • Proporciona resultados de forma rápida aos líderes;

  • Pode ser feito de forma anônima, deixando o colaborador mais confortável e tornando seu feedback mais confiável;

  • A simplicidade do método ajuda na tabulação dos resultados e exige menos custos do que outros tipos de pesquisa;

  • Ajuda a entender quais são os problemas mais pontuais da empresa a serem corrigidos ou melhorados;

  • Devido à sua agilidade de implantação e coleta de resultados, ele pode ser aplicado em breves intervalos de tempo. Fazendo isso é possível analisar se os pontos que antes estavam ruins melhoraram entre um teste e outro;

  • Aumenta a produtividade dos funcionários. O time se sente mais confortável e valorizado, tornando-o mais dedicado a realizar a sua tarefa para não ficar abaixo das expectativas dos líderes.


Como calcular o eNPS?

Para calcular o eNPS, você precisa separar o % de pessoas promotoras e detratoras. Ignore as neutras. Depois, subtraia estes percentuais como na fórmula abaixo:

Por exemplo:


Temos 10 respondentes, sendo que 5 deram nota 10, 3 deram nota 8 e 2 deram nota 3.


% promotores = 5 / 10 = 0,5 = 50%

% detratores = 2 /10 = 0,2 = 20%


eNPS = 50% - 20% = 30%


Para saber se o resultado é bom ou ruim, você pode se balizar da seguinte forma:


Zona de PERFEIÇÃO:


É quando o eNPS da sua empresa se encontra entre 71% e 100%.

Se a sua empresa está dentro dessa área, parabéns! Porém não se acomode, empenhe-se para manter os indicadores altos.


Zona de QUALIDADE:


Quando o eNPS está entre 51% e 70%.

Significa que seus funcionários estão satisfeitos e são leais à empresa, porém ainda há alguns aspectos que podem melhorar, podendo aumentar o seu eNPS.


Zona de APERFEIÇOAMENTO:


Quando o eNPS está entre 0% e 50%.

Os seus funcionários não estão satisfeitos, então é preciso ver o que os incomoda e fazer um planejamento de como melhorar este quadro.


Zona CRÍTICA:


Quando o eNPS está entre -100% e -1%.

Se a sua empresa se encontra nessa situação, é importante criar diversas estratégias que podem ir desde relacionamentos até ambiente de trabalho. É importante analisar tudo e pensar em maneiras de melhorar.


O que fazer com os resultados obtidos?

Bom, agora que você já tem o eNPS de determinados temas e as respostas das questões descritivas, analise o que deve ser priorizado e aprimore a sua empresa a partir do que os seus funcionários estão dizendo e sentindo.


Mas lembre-se: o eNPS não irá solucionar todos os seus problemas, mas sim abrir um caminho de como se planejar e pensar em uma estratégia para solucioná-los. Quanto mais você investir na solução desses problemas, mais funcionários detratores e neutros se tornarão promotores da sua empresa, o que por sua vez irá melhorar a experiência dos colaboradores.

Os assistentes virtuais da Botnicks possuem atividades específicas para eNPS. Entenda como você pode recolher feedbacks valiosos de seus colaboradores nas diferentes etapas de suas jornadas sem nenhum esforço, de forma automática e análise de gráficos em todos os momentos. Tenha um RH mais estratégico e eficiente.


Quer saber mais como podemos te ajudar? Fale com um consultor, gratuito e sem compromisso.


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Até mais! 💜


1.145 visualizações0 comentário
bottom of page