Quer transformar o primeiro dia de trabalho do seu novo colaborador em uma experiência inesquecível? Descubra 5 dicas para um pré-onboarding eficiente e aumente o engajamento e a retenção de talentos na sua empresa.
O pré-onboarding faz a ponte entre a aceitação da oferta de trabalho e o primeiro dia no emprego, ou seja, a etapa que antecede o primeiro dia de trabalho, tendo um papel fundamental na integração e retenção de talentos.
Um processo bem estruturado e eficiente nesse período pode gerar diversos benefícios, como a redução do tempo de adaptação, aumento do engajamento, maior probabilidade de o colaborador permanecer na empresa por mais tempo, evitar o ghosting do primeiro dia e construir confiança e ambientar o colaborador antes mesmo do primeiro dia.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a criar um pré-onboarding de sucesso:
1. Comunicação clara e transparente desde o início:
Os funcionários devem entender o propósito do trabalho que estão realizando.
Bem-vindo a bordo: Envie uma mensagem de boas-vindas personalizada assim que o candidato aceitar a proposta de emprego. Demonstre entusiasmo pela sua chegada e agradeça por ter escolhido a empresa. Isso pode incluir também uma mensagem em vídeo personalizada da diretoria ou CEO da empresa compartilhando um pouco do contexto da empresa, o porque ela foi fundada. Não esqueça de escolha alguém que possa transmitir com entusiasmo a história da empresa e sua missão.
Informações detalhadas: Compartilhe informações relevantes sobre o primeiro dia de trabalho, como horário, local, documentos necessários e quem irá recebê-lo.
Expectativas claras: Explique as expectativas da empresa em relação ao novo colaborador e o que ele pode esperar da sua jornada.
2. Boas-vindas personalizada
Informações úteis: Inclua materiais como o manual do colaborador, organograma da empresa, informações sobre benefícios, políticas internas e contato de pessoas-focais.
KIt de boas-vindas: Adicione itens como canetas, blocos de notas, camisetas ou outros brindes com a logo da empresa para deixar o novo colaborador se sentir parte do time.
3. Comunicação clara das expectativas do primeiro dia
Expectativas: Certifique-se de que os novos contratados saibam exatamente o que esperar no primeiro dia, para isso, fornecer uma agenda detalhada da primeira semana ajuda a aliviar qualquer ansiedade do primeiro dia e permite que os novos colaboradores comecem sua jornada com mais confiança.
Isso inclui detalhes sobre o cronograma, com quem eles se encontrarão, quaisquer tarefas iniciais que possam ter e o que precisam trazer.
4. Acesso antecipado a recursos e sistemas
Dar aos novos colaboradores acesso antecipado aos recursos e sistemas da empresa pode acelerar significativamente a produtividade.
Acesso remoto: Se possível, conceda ao novo colaborador acesso remoto aos sistemas da empresa para que ele possa começar a se familiarizar com as ferramentas e processos antes mesmo de iniciar as atividades.
Equipamentos: Certifique-se de que todos os equipamentos necessários (como notebook, celular, etc.) estejam configurados e prontos para uso no primeiro dia. Para colaboradores em funções operacionais, garanta que todo o equipamento de segurança esteja disponíveis.
Informações de acesso: Forneça as senhas e logins de todas as plataformas que o colaborador precisará utilizar.
Manual do funcionário: Forneça um material explicativo detalhado sobre como acessar a intranet da empresa, assim como qualquer software e ferramentas relevantes que eles precisarão utilizar.
Treinamentos: Além disso, se possível, fornecer antecipadamente os treinamentos iniciais remotos pode ajudar os novos colaboradores a se familiarizarem com as políticas e procedimentos da empresa com antecedência, tornando sua transição mais suave e eficiente.
5. Integração com a equipe:
Apresentação: Apresente o novo colaborador à equipe e incentive os colegas a darem as boas-vindas e se colocarem à disposição para ajudar.
Mentor/Buddy: Designe um mentor para acompanhar o novo colaborador durante os primeiros meses de trabalho. O mentor pode tirar dúvidas, oferecer suporte e ajudar na adaptação à cultura da empresa.
Reuniões de integração: Organize eventos de integração para que o novo colaborador possa conhecer melhor seus colegas de trabalho e a cultura da empresa.
Incluir dinâmicas em grupo pode tornar essas reuniões ainda mais eficazes. Dinâmicas como jogos de apresentação, quebra-gelos e discussões interativas podem incentivar a interação e criar um ambiente acolhedor e colaborativo. Confira 7 dicas de dinâmicas em grupo para novos colaboradores. Também é uma oportunidade para que eles façam quaisquer perguntas que possam ter em um ambiente descontraído.
6. Feedback contínuo:
Pesquisa de satisfação: Envie uma pesquisa de satisfação para o novo colaborador após o término do pré-onboarding para coletar feedback e identificar oportunidades de melhoria.
Acompanhamento: Mantenha contato regular com o novo colaborador durante os primeiros meses de trabalho para verificar se ele está se adaptando bem e se precisa de algum suporte adicional.
Dicas adicionais
Outras dicas para você otimizar seu processo de onboarding, como:
Personalização do processo: Adapte o pré-onboarding às necessidades e expectativas de cada perfil e função do colaborador.
Utilização de ferramentas tecnológicas: Explore plataformas de onboarding para automatizar tarefas e otimizar a comunicação.
Métricas e indicadores: Acompanhe os resultados do seu programa de onboarding através de métricas relevantes.
Está pronto para transformar o pré-onboarding da sua empresa em uma experiência memorável? O pré-onboarding é a primeira oportunidade de apresentar a cultura da sua empresa aos novos colaboradores. Ao alinhar o processo de integração com os valores e a missão da organização, você estará criando um senso de pertencimento e engajamento desde o início.
Comments