• Time Botnicks

Mapa de empatia: como entender as dores e anseios dos seus colaboradores

Atualizado: há 4 dias


Existe um conceito muito utilizado no desenvolvimento de novos negócios que se chama “mapa de empatia”. Esta ferramenta permite nos colocarmos sob a ótica de nossos clientes, ou seja, observar como eles se sentem em vários aspectos de sua vida.

Uma associação simples que podemos fazer é que nossos colaboradores também são nossos clientes, e nos cabe entendê-los melhor para proporcionarmos melhores experiências no trabalho. Quando falamos de EVP, do inglês a “proposta de valor para o empregado”, é essencial conhecer seus anseios, o que os preocupa e o que eles amam, para entendermos melhor como podemos ajuda-los em suas conquistas.


Veja a figura abaixo:




Este mapa é dividido nos diversos sentidos de uma pessoa: o que ela vê, o que ela fala, o que ela faz, o que ela escuta, o que ela pensa/sente.

Preencha com post-its em cada um destes espaços. É fácil de ajustar uma ideia se for necessário. Use as perguntas em cada área para te ajudar a mapeá-las.


Existem diversas formas de levantar estas informações, sendo que as mais comuns são entrevistas 1:1 e formulários de internet e questionários. Tente fazer perguntas abertas, deixe as pessoas falarem sobre seus sentimentos e percepções. Quanto mais dados, melhor.

Esperamos que com esta ferramenta você possa melhorar os serviços prestados a seus colaboradores. Como complemento, sugerimos que também se aprofunde em métodos de design thinking.

Os assistentes virtuais da Botnicks te ajudam a enviar e recolher informações relevantes dos seus colaboradores, transformando tudo em people analytics e ajudando na construção do seu EVP.


Quer saber como podemos transformar interações em dados relevantes e mensuráveis? Agende uma conversa. Adoramos conversar!


Qualquer dúvida deixe seu comentário.


Até mais! 💜


788 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo