top of page

Mapa de empatia: como entender as dores e anseios dos seus colaboradores

Atualizado: 18 de mai. de 2022


Existe um conceito muito utilizado no desenvolvimento de novos negócios que se chama “mapa de empatia”. Esta ferramenta permite nos colocarmos sob a ótica de nossos clientes, ou seja, observar como eles se sentem em vários aspectos de sua vida.

Uma associação simples que podemos fazer é que nossos colaboradores também são nossos clientes, e nos cabe entendê-los melhor para proporcionarmos melhores experiências no trabalho. Quando falamos de EVP, do inglês a “proposta de valor para o empregado”, é essencial conhecer seus anseios, o que os preocupa e o que eles amam, para entendermos melhor como podemos ajuda-los em suas conquistas.


Veja a figura abaixo:




Este mapa é dividido nos diversos sentidos de uma pessoa: o que ela vê, o que ela fala, o que ela faz, o que ela escuta, o que ela pensa/sente.

Preencha com post-its em cada um destes espaços. É fácil de ajustar uma ideia se for necessário. Use as perguntas em cada área para te ajudar a mapeá-las.


Existem diversas formas de levantar estas informações, sendo que as mais comuns são entrevistas 1:1 e formulários de internet e questionários. Tente fazer perguntas abertas, deixe as pessoas falarem sobre seus sentimentos e percepções. Quanto mais dados, melhor.

Esperamos que com esta ferramenta você possa melhorar os serviços prestados a seus colaboradores. Como complemento, sugerimos que também se aprofunde em métodos de design thinking.

Como você se interessou por esse tema, talvez queira conhecer um pouco mais da nossa plataforma. Os assistentes virtuais da Botnicks te ajudam a enviar e recolher informações relevantes dos seus colaboradores, transformando tudo em people analytics e ajudando na construção do seu EVP. Fale com um de nossos consultores, gratuitamente e sem compromisso.



Esse artigo te ajudou a entender melhor o mapa da empatia e como ele pode ajudar a mapear a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho?


Deixe seu comentário. Até mais! 💜

2.401 visualizações2 comentários
bottom of page