• Time Botnicks

Metodologia People Analytics: O que é, benefícios e como aplicá-la no RH da sua empresa

Atualizado: Set 7

A análise de pessoas pode ser o diferencial que faltava na sua empresa.



Já parou para pensar como a formação de uma equipe bem estruturada e treinada pode tornar o ambiente organizacional bem mais leve? Sabia que esse tipo de comportamento possibilita um melhor rendimento do RH e um consequente aumento de produtividade? Tudo seria perfeito!


Mas como fazer isso se tornar uma realidade já que o setor de RH possui múltiplas funções rotineiras e repetitivas? Até que nossos colaboradores poderiam ser mais engajados. Talvez você já tenha pensado sobre isso ou quem sabe esses desejos e sentimentos estejam constantemente te visitando. Se for assim, continue aqui com a gente...


O que é People Analytics?


A resposta para o questionamento acima já é possível graças a uma série de processos seletivos claros e objetivos. Trata-se de People Analytics ou Análise de Pessoas, que nada mais é do que um método de gestão que tem como base a coleta e análise de dados sobre os funcionários de uma empresa.


O grande diferencial é que essa metodologia se utiliza de softwares desenvolvidos especialmente para respeitar o andamento de um processo e ser capaz de transformar algo que por natureza seria estático e rotineiro em um procedimento mais agregador para a empresa, trazendo respostas para as necessidades mais imediatas para empresa.


Como funciona?


Para uma implantação de Análise de Pessoas verdadeiramente transformadora é preciso coletar dados, estes por sua vez são transformados em relatórios com cálculos numéricos ou gráficos.


O passo que vem a seguir é fundamental para que o método seja eficaz, a análise daquilo que o sistema nos apresenta, aqui cabe ressaltar também a importância de ter um profissional bem treinado na área. Vamos combinar: De nada adianta termos acesso a dados e informações relevantes e não sermos capazes de utilizá-los para atingir os resultados esperados.


O sucesso em qualquer área não se alcança da noite para o dia. Assim também é com sua empresa. Você precisa acreditar que sempre tem algo a melhorar. Toda conquista é resultado de esforços e escolhas. É preciso ter objetivos bem específicos que deseja atingir com seu negócio. Quanto mais clareza, melhor.


Por isso vale alguns questionamentos antes de implementar qualquer processo de análise de pessoas nas rotinas do setor: Qual a maior necessidade de sua empresa hoje? Precisa de uma equipe mais engajada? Há um alto índice de turnover? Ou seria baixa produtividade? Não importa, se você acredita que é possível dar uma guinada em sua Organização e superar os gaps ainda existentes, saiba que o People Analytics pode te ajudar.


Benefícios


Aqui vão alguns dos benefícios da análise de pessoas aplicada as principais funções do setor de recursos humanos:


Acelerar as contratações


O processo de contratar pessoas através de dados além de trazer eficiência e tornar o processo cada vez mais analítico, garante também que a empresa alinhe seus valores com os do colaborador.


Isso pode acontecer através da padronização das perguntas de acordo com cada vaga e da análise do perfil comportamental do candidato que mais se aproxima ao da empresa, o famoso 'fit cultural'.


Mensurar resultados e planejar ações


É possível analisar antecipadamente dados referentes a gestão de pessoas e prever alguns resultados antes mesmo que aconteçam, o que chamamos de análise predita.


No processo de onboarding de colaboradores, por exemplo, temos algumas métricas que são medidas de acordo com as atividades realizadas em determinado período de tempo pela empresa durante a integração, o engajamento é uma dessas métricas, com os gráficos de análise e exportação de dados é possível avaliar e planejar alguma ação de engajamento caso os colaboradores não estejam aderindo à sua jornada dentro da empresa, aos valores da organização, ou até mesmo ao próprio negócio.


Outro aspecto interessante é analisar resultados de determinadas ações que ocorreram no passado, tanto para otimizá-las quanto para continuar implementando determinada prática que está sendo positiva.


Mas aqui vai um ponto de observação, o trabalho de análise deve ser feito frequentemente e ativamente se você quiser gerar bons resultados a partir dela, por isso vale muito a pena dar atenção para esse método.

Controle dos processos


O controle dos processos está muito ligado a medição dos resultados e ao planejamento de ações, isso porque um sistema com dados reais facilita o controle do desempenho de algumas das atividades do RH que com certeza influenciam o clima organizacional.


As pessoas estão ou não se dando bem no ambiente de trabalho em que estão inseridas? Os treinamentos estão ou não sendo eficazes? Os colaboradores estão de fato tendo um bom desempenho? Estão alinhados a cultura e valores da empresa? Entendendo do negócio? Estão contentes e engajados? Ufa! São várias questões a se pensar, poderíamos ficar aqui por horas citando o tanto de processos que podem ser controlados e auxiliados com um sistema baseado em dados reais.


Retenção de talentos


Aqui podemos considerar também a redução de custos, visto que o turnover está diretamente ligado ao custo de uma nova aquisição. Como já vimos no benefício da contratação mais assertiva, o People Analytics auxilia na diminuição de erros entre o perfil do colaborador e o perfil da empresa e ajuda na otimização do tempo.


E o mesmo vale para quando o colaborador já está inserido na empresa, porque com informações sobre seu desempenho, sua motivação, entre outros indicadores é possível planejar ações e incentivar esses colaboradores para que se mantenham fiéis à organização.


O lema é: vale mais fidelizar um bom cliente que o pagar o preço da conquista de um novo.


Aumento da produtividade


Quando um colaborador se sente motivado e satisfeitos na empresa em que trabalha e com sua função dentro dela é capaz de produzir mais, e produzir mais significa gerar melhores resultados. Pensando nisso, muito do trabalho da análise de pessoas está na avaliação especifica de cada indivíduo, isso quer dizer que mesmo a organização promovendo boas ações de bem-estar para a equipe alguém ainda pode estar se sentindo infeliz.


Nesse caso pesquisas de eNPS periódicas caem como uma luva quando se trata da satisfação dos colaboradores, pois são capazes de te dar um diagnóstico individual para que você de forma predita possa planejar ações para atender os anseios e necessidades de todos.


Como aplicar no RH da sua empresa?

Ela é uma poderosa ferramenta de apoio capaz de se tornar aquele diferencial que faltava para ir mais longe, e não pense que é algo tão complicado assim. Segue quatro principais aspectos a considerar ao tomar sua decisão:

1. Escolha o Software

Há diferentes serviços no mercado, mas o importante aqui é sua funcionalidade. Você precisa de um software adequado à real necessidade de sua empresa, seja para aprimorar e evoluir processos como a seleção de talentos, contratação, onboarding e retenção, entre outros.

2. Treine uma Equipe de Ponta


Capacite os funcionários, afinal de conta eles são seus primeiros colaboradores. Uma Equipe de Ponta é aquela que conhece todas as fases do processo e dessa maneira pode antever ou projetar resultados mais satisfatórios.

3. Trabalhe com dados relevantes

Você não precisa ser nenhum “Sherlock Holmes” da vida, mas trabalhe com os dados que já tem disponível e se atende aos indicadores de RH já existentes relacionados ao ciclo de vida dos colaboradores na empresa.

4. Analise os dados coletados, mas considere diferentes perspectivas

Talvez aqui esteja o grande diferencial: Trabalhar com uma equipe que tenha uma leitura clara dos dados disponíveis, mas que, no entanto, não tenha os olhos fixos na realidade. Considerar as diferentes perspectivas atreladas a uma Visão Estratégica, será o propulsor para levar sua empresa onde você de fato deseja chegar.


A Botnicks aplica People Analytics no processo de onboarding de colaboradores. Se quiser entender melhor como mensurar o seu processo de onboarding, clique aqui e baixe nosso e-book.


Se quiser entender melhor como nosso software de onboarding digital e analytics funciona, fale com um consultor.


Espero que tenha gostado do conteúdo.


Até mais!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo